quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Teoria do LOOP temporal

Time loop' (em português: laço temporal ou loop temporal) é um enredo comum na ficção científica (especialmente em universos onde a viagem no tempo é comum), onde um determinado período de tempo (como algumas horas ou alguns dias) se repetem várias vezes. o loop já foi feito pelo cientista alemão Kusheo Lien em 1964 Quando o tempo se reinicia, as memórias da maioria dos personagens são restabelecidas, e se comportam como se eles não soubesse que os eventos estavam se repetindo. O enredo pode ter um ou mais personagens centrais que tornam-se consciente da repetição, por vezes através de déjà vu[1] [2] .

Os “time loops”



Quando se estuda as “possibilidades de viagens no tempo”, normalmente os time loops ficam de fora, e eu acho isso uma tremenda injustiça. Afinal é um assunto intrigante, fisicamente possível, e muito utilizado na ficção científica. E não deixa de ser um tipo de viagem no tempo muito próprio, que eu qualifico como a terceira possibilidade de viagem no tempo.
Time Loops ou “laços no tempo” (termo que eu não vou usar, desculpem) são situações que lembram um disco riscado. Neles, o tempo corre normalmente durante um período (pode ser um dia, ou algumas horas, ou qualquer tempo – filmes tendem a usar um dia), mas em determinado ponto, o tempo volta ao ponto inicial, e o tal período a que nos referimos se repete. Por exemplo, uma pessoa vive um dia normalmente, mas à meia-noite retorna à meia-noite do dia anterior e é obrigada a reviver esse período.
Várias teorias que não convém explicar aqui nos dizem que isso pode ser algo que acontece com freqüência em nosso mundo. No entanto, na hora em que o tempo volta (ou “reseta”) as memórias das pessoas também volta no tempo, e portanto não nos lembramos do que aconteceu – dessa maneira, nunca nos lembraríamos de um time loop. É uma das teorias mais conhecidas para explicar aquelas famosas sensações de déjà vu (que eu particularmente amo!).
E parece aceitável.
A ficção científica normalmente se utiliza disso e o número de jogos, filmes, livros e séries que já usaram esse conceito é bem grande. Geralmente o time loop existe, e uma pessoa, por um motivo ou outro (que podem tender tanto ao lado científico como 12:01 quanto ao lado pessoal e emotivo como Feitiço do Tempo) tem a memória preservada, e portanto é a única a lembrar-se de que aquele dia (ou qualquer período de tempo) já aconteceu anteriormente.
Se você procurar os time loops mais famosos da história, provavelmente se deparará justamente com Feitiço do Tempo, no qual Jim fica preso ao Dia da Marmota em uma cidade pequena, por tempo suficiente para descobrir o que está fazendo de errado em sua vida e “se tornar uma pessoa melhor”. Mas eu particularmente gosto muito mais de 12:01 pelo teor científico, no qual tanto o time loop quanto a razão pelo personagem principal ter a memória preservada são explicados com teorias complexas. E o filme ainda consegue ser divertido e compreensível.
Time loops acabam sendo sempre um assunto cansativo para a pessoa em questão, que não agüenta mais viver o período de tempo repetidas vezes, e normalmente se tem um objetivo, algo que o pode tirar desse loop. E mesmo as vantagens de reviver um período se mostram vagas na prolongação disso – no entanto, sempre foi algo com que sonhei. Podem me chamar de louco, mas amando as sensações de déjà vu como eu amo, sempre me imaginei preso a um time loop e tudo o que faria numa situação dessas… você já parou para pensar nisso?
Deixe nos comentários sua opinião sobre time loops e as histórias que você se lembra que usam isso como seu tema central, ou que já usaram em algum momento ou outro. Não esqueça de conferir as outras postagens e explicações sobre viagens no tempo, além dos exemplos na ficção, nesse Mês Temático. Um de meus favoritos, sem dúvida! Até mais…

[CINEMA] Viagem no Tempo: 7 Loops Temporais de Hollywood


É tudo culpa do filme Feitiço do Tempo (Groundhog Day).

A comédia de sucesso de 1993, estrelada por Bill Murray, que interpreta um sarcástico meteorologista forçado a reviver o mesmo dia várias vezes até ele tornar-se uma pessoa melhor, tornou a ideia do loop temporal muito popular como um recurso narrativo para filmes e séries de TV – e por uma ótima razão. Não há uma pessoa que não tenha passado por um dia que ela gostaria de reviver pra fazer as coisas de outra forma. É uma ideia de apelo universal, por isto é fácil entender porque Hollywood continua procurando novas formas de explorar a premissa.
No Limite do Amanhã (Edge of Tomorrow) foi a última variação em torno do tema, o que torna um bom momento para relembrar algumas das obras mais marcantes do cinema e da TV que utilizaram esta premissa.
“Causa e Efeito” (Jornada nas Estrelas: A Nova Geração)

Na verdade, talvez devêssemos botar a culpa neste episódio da 5ª temporada de A Nova Geração, que foi ao ar em 1992 – um ano antes de Feitiço do Tempo.
O episódio começa com a Enterprise explodindo, com toda a sua tripulação a bordo, que se esforça para entender porque ele estão repetindo o mesmo evento sem parar, sempre resultando numa morte flamejante. Picard (Patrick Stewart) e companhia acabam descobrindo que eles ficaram presos num ciclo de causalidade temporal (naturalmente), e se libertam deste “disco arranhado”. Sua recompensa? Um bate papo com Kelsey Grammer!
Contra o Tempo (Source Code)

É Feitiço do Tempo com uma dose cavalar de velocidade, com Jake Gyllenhaal lutando para impedir um malfeitor de explodir um trem neste subestimado thriller de ficção científica de 2011, dirigido por Duncan Jones (filho de David Bowie).
Contra o Tempo adicionou um novo detalhe ao conceito de loop temporal, pois nosso herói só consegue repetir os 8 minutos finais que levaram à tragédia – ocupando a consciência de outra pessoa. Quanto menos você tentar dar algum sentido a isto, melhor.
Meia-Noite e Um (12:01)

Jonathan Silverman Helen Slater encabeçam este filme pra TV de 1993 dirigido por Jack Sholder e exibido pela Fox. Silverman interpreta um cientista que testemunha o assassinato de sua colega (Slater), toma um choque elétrico e é forçado a reviver os mesmos eventos terríveis sempre que o relógio chega à meia-noite e um.
Neste o mundo inteiro está preso num loop temporal, e o herói do filme tem que descobrir uma forma de libertá-lo.
Crimes Temporais (Los Cronocrímenes)

Este filme espanhol de 2007, dirigido por Nacho Vigalondo, é cheio de momentos “WTF?!”, que partem da premissa de um cara normal – Hector – que acidentalmente se encontra preso num loop temporal, sendo perseguido por um homem enfaixado numa área isolada da cidade. Máquinas do tempo e paradoxos se acumulam neste imperfeito, mas envolvente, conto de viagem no tempo.
“Mystery Spot” (Supernatural)

Este episódio da 3ª temporada da série da CW é um ótimo exemplo do que ela faz de melhor: pegar uma alegoria e levá-la a seus limites mais divertidos e autoconscientes. Enquanto investiga coisas malucas no local que dá nome ao episódio, Sam (Jared Padalecki) é forçado a testemunhar seu irmão Dean (Jensen Ackles) morrer várias vezes seguidas – com resultados cada vez mais gráficos e algumas vezes hilários.
Corra, Lola, Corra (Lola rennt)

O diretor Tom Tykwer pôs sua protagonista pra correr neste sucesso cult de 1998, no qual Franka Potente é forçada a reviver a mesma “corrida” de três formas diferentes num esforço para reunir uma quantia em dinheiro para salvar seu namorado – um criminoso novato. Sempre que os eventos são reiniciados, Lola e os personagens que a cercam, e com quem cruza, têm seus destinos alterados – deixando o espectador envolvido com a história do início ao fim.
“Monday” (Arquivo X)

Arquivo X estava em sua melhor forma neste auto-reflexivo episódio da 6ª temporada, que começa com Mulder (David Duchovny) sangrando após ser baleado num assalto a banco que deu errado. Daí, no dia seguinte, ele acorda – ileso – deitado em seu colchão de água, que está com um vazamento. Isto inicia uma série de eventos que levam Mulder à mira do assaltante do banco, resultando num episódio muito inventivo e cômico, co-escrito por Vince Gilligan (que anos depois criou Breaking Bad).
Primer

Este filme indie de 2004, dirigido e estrelado por Shane Carruth, é o equivalente àquela dor que você sente após tomar um sorvete muito rápido – mas de uma forma boa.
Primer faz Crimes Temporais parecer bem mais simples quando comparado com seu fiel e louco compromisso de mostrar o que realmente aconteceria se alguém literalmente inventasse uma máquina do tempo em sua garagem. Dores de cabeça se acumulam conforme o filme gira em torno dos paradoxos que os personagens principais devem encarar quando eles voltam no tempo e não gostam do que encontraram. Como muitos filmes de viagens no tempo, este pede que seja visto mais vezes (levando o espectador a vivenciar seu próprio loop temporal no processo).

20 comentários :

  1. Ninguém notaria se uma pessoa passasse por um time loop, pode parecer loucura mas as pessoas que não fazem parte do personagem central não sentiria a menor diferencia. Qual o benefício de um time loop de 8 anos? Isso causa uma enorme depressão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu consigo provocar esses loops, são aterrorizantes. Por exemplo, quando eu faço, a tv repete a mesma coisa e eu sinto ou ouço tudo se repetindo até que eu estalo os dedos.

      Excluir
    2. vc ta é doido mermaum! kkkkkkkkkkkk

      Excluir
  2. Eu não sei se é um loop.. mas eu sempre sonho o meu dia seguinte...tipo... eu vivo tudo...Desde escovar os dentes até ir deitar pra dormir...e qnd eu deito no sonho...eu acordo na realidade...e o dia acontece exatamente como eu tinha sonhado

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Hoje quando acordei foi muito diferente. Não acredito que tenha sido um loop, mas foi assim:

    Antes de eu acordar eu sempre sonhava que eu tinha acordado dos meus sonhos, mas quando me dava conta, estava acordando de outro sonho. Como se fosse um sonho dentro de sonho. Sei que até me assustei quando acordei de verdade com medo de ainda estar sonhando.

    ResponderExcluir
  5. Em relação aos filmes, acho que faltou Donnie Darko. Ele aborda detalhadamente os loops temporais.

    ResponderExcluir
  6. eu não sei se acontecem com vc
    dormir sonha como se fosse tao real a rotina de
    sempre e do nada conversar com pessoas que nunca viram
    conversas e tudo mais
    e dai quando acorda
    tudo acontece a mesma conversa e vc sente a lembranças das palavras que a pessoa vai falar pra vc

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Dc's legends of tomorrow o episodio 11 da terceira temporada loop temporal

    ResponderExcluir
  9. O filme no limite do amanhã também fala de loop temporal e e' muito divertido feitiço do tempo com aliens

    ResponderExcluir
  10. Se alguém aqui tem uma teoria plausível sobre o assunto, e gostaria de conversar - falar serio - sobre isso, manda um email. D13assistencia@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Bem eu tive um Loop estava preste Montar um negocio quando veio a minha mente que aquilo ja tinha acontecido, foi d+ a pessoa que estava conversando com migo minha mente dizia que era a mesma pessoa de um futuro distate que estava acontecendo na quela hora fiquei Perplexo com tudo que aconteceu...

    ResponderExcluir
  12. Dark, esta serie mostra um laço tempora, tendo uma passagem para 3 tempos diferentes, passado, presente e futuro, envolto de um tempo de 33 anos, para quem não assistiu a série recomendo vale a pena

    ResponderExcluir
  13. Mano, eu tô tipo vivendo um loop temporal a três dias mas tipo, as coisas só se repetem na minha cabeça e a data, por que o resto é como se fosse o tempo normal pra eles mas para mim está se repetindo a data e meus pensamentos a três dias!

    ResponderExcluir
  14. Interessante, isso já aconteceu comigo, mas não em dias seguidos

    ResponderExcluir
  15. Tive um time loop semana passada. Quase nem acreditei no q estava acontecendo. Levantava da cama, ia acender a luz e quando apertava, tava na cama de novo. Isso aconteceu por umas 4 vezes seguidas. Parecia q não conseguia sair daquela situação. Foi muito louco. Comecei q pesquisar e acabei aqui lendo o teu artigo. Mas por mais louco q seja posso te dizer q aconteceu comigo. Por 4 vezes e questão de segundos, mas aconteceu

    ResponderExcluir